sexta-feira, 28 de agosto de 2015

GISELE , NOSSA POETISA MAIOR , NOS DEIXOU...


                         GISELE  BUENO PINTO

    Presidente-fundadora da SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO, fundadora e diretora do  jornal cultural “ Braças Literárias”, órgão de divulgação dos trabalhos dos sesmeiros .

     Gisele Bueno Pinto , natural de Dom Pedrito  ,onde, depois de longa estada em Porto Alegre, fixou  residência e veio  para ficar    com seus co-irmãos e com  eles dividir a luz de sua inteligência , sempre brilhante.

     Graduada em Direito, com Láurea Acadêmica , pela URCAMP/Bagé, e Professora Universitária da Unissinos ,na Faculdade de Direito. Pós graduada em Direito Civil ,Gisele , em Porto Alegre, integrou, por curta temporada, a Orquestra Sinfônica da Capital, como violinista  spala .   Foi Presidente Nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e foi Presidente da Academia Literária  Feminina do Rio Grande do Sul. Poetisa e escritora  publicou  Barco de Papel” – poesias  e  Dom Pedrito, 1990, um povo, sua história e seu rio  - história municipalista -- e uma Quadrilogia de Minilivros de Poemas, além de ter várias participações em antologias em nível estadual e nacional, das quais também atuou   como organizadora .  

     Realizou , junto com sua amiga Maria Helena Dutra ,  a “ Exposição Retrospectiva da História de Dom Pedrito”, embrião  do futuro Museu Paulo Firpo.

    Dirigiu programas de rádio em Porto Alegre e em Dom Pedrito,  na rádio Sulina ( prograna “ Sala de Visitas”).

     Recebeu a Medalha “Pontes de Miranda” e o Prêmio “Consultoria  Geral do Estado”.  Membro da Casa do Poeta  Rio-grandense, Membro da Diretoria da União Brasileira de Trovadores , do RS , do Grêmio Literário Castro Alves e da Associação Lígia Averbuck ,  do IEL /RS  , da Estância da Poesia Crioula,  da Academia de Letras Municipalistas  do Brasil -- regional de Porto Alegre  e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, entre outras .   

     Gisele  partiu , aos 78 anos , de nosso convívio ,no dia 24 de agosto , depois de longa enfermidade  , com muitas homenagens , deixando uma imensa lacuna  na área cultural e no coração de seus inúmeros amigos .

  

                                                                      20 out. 1936
                                                                      24 ago.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário